terça-feira, 5 de junho de 2012

Matéria do time no Correio Braziliense

Segue a matéria do time da UnB publicada no Correio Braziliense no dia 30/05.




ESPORTE UNIVERSITÁRIO

Sem fronteiras no planeta bola

Atletas estrangeiros se integram ao time de futebol da UnB e acrescentam à equipe características do estilo de jogo de diferentes países.

“Ei, francês, toca aqui!” “Do outro lado,francês!”. Essas expressões já se tornaram comuns no vocabulário de Renato Vieira,técnico do time de futebol da Universidade de Brasília (UnB). Desde o início do ano,o francês Thomas Jarrion e outros três estudantes estrangeiros integram o time da UnB, que está disputando a seletiva do DF para o Campeonato Brasileiro Universitário, que será realizado em PortoSeguro (BA), em outubro.
Atualmente, a equipe da UnB tem cerca de 30 integrantes, todos estudantes da universidade.Porém, por conta da alta rotatividade de atletas,que deixam a instituição após se graduarem nos respectivos cursos, o time de futebol sempre está atrás de novos jogadores, que são escolhidos através de seletivas.A procura abrange também os estrangeiros intercambistas, que estão de passagem pelo país e usam o futebol como uma forma de integração e aprendizado.
Não foi diferente com Thomas Jarrion ,20anos.O estudante, egresso da Universidade de Rennes-1, na França, chegou a Brasília no fim de janeiro para continuar os estudos em Comunicação Social. Apaixonado por futebol, ele logo soube da existência da equipe da UnB e foi atrás da bola. “Um amigo da faculdade me falou do time. Eu sempre gostei muito de jogar futebol e acabei entrando na equipe”, relata. O zagueiro trouxe um pouco da experiência na bagagem: ele conta que chegou a atuar, durante uma temporada, no time de Saint-Fulgent, sua cidade natal, que fica no oeste da França. Na época, o escrete disputava a CFA2, equivalente à quinta divisão.
Se Thomas dá o toque europeu ao time da UnB, é José Hoyos, 21 anos, quem acrescenta o tempero latino ao elenco. O estudante colombiano de administração é um dos jogadores de meio-campo da equipe. Em Medellín, sua cidade natal, José conta que atuou na equipe de futsal do seu estado e também treinou com o time da universidade local. O colombiano desembarcou na capital federal em fevereiro, mas a estadia será curta, pois ficará apenas até julho. Porém,nem isso impediu José de ingressar na equipe da UnB. “Procurei saber se havia um time aqui. Alguns amigos me avisaram que sim. Falei como treinador e ele me deu uma chance. Quero fazer o melhor pelo time”, disse.

Elogios ao Brasil

Tanto Thomas quanto José avaliam positivamente o futebol brasileiro e dizem que tiraram muitos aprendizados com a forma de praticar o esporte no país. “O futebol no Brasil tem mais
emoção, as pessoas falam mais dentro de campo e os atletas jogam com o coração”, avalia o estudante francês. “Aqui os jogadores usam mais a força física, corre-se mais também. As pessoas acabam pensando muito naquele estilo de jogo bonito,mas aqui se joga com muita força e corrida”,relata o colombiano José.
Apesar de alguns atletas ainda apresentarem dificuldades com a língua portuguesa, o treinador
da equipe, o ex-árbitro Renato Vieira, diz que a integração dos estrangeiros como restante do grupo foi rápida. “A partir do momento em que eles se trataram com a bola, passaram a ser amigos”, comenta. Além disso, o técnico diz que cada um levou uma característica à equipe. “O Thomas é mais frio, já o José é mais estressado, mais emocional. Além deles, temos o Francisco, um uruguaio que cobra mais força,mais pegada. E temos o Ferreira, um angolano, que acrescenta aquela correria típica dos africanos”.

Seletiva e segunda divisão do DF

Desde o início do mês, o time da UnB disputa a seletiva universitária local para tentar uma das duas vagas para o Campeonato Brasileiro Universitário. Além da UnB, a Universidade
Católica, a Upis e o UniCeub também estão na disputa. Os quatro times se enfrentam em turno
e returno.O campeão e o vice se classificam para a competição nacional, que ocorrerá em
Porto Seguro (BA). A equipe da UnB vem deduas derrotas (Católica e Upis) e já tem o próximo compromisso marcado: será no domingo,às 10h, contra o UniCeub.A partida ocorrerá no Centro Olímpico da UnB.
Além da seletiva, o time da instituição federal também pensa em participar de uma outra competição: a segunda divisão do DF. De acordo com o treinador da equipe, RenatoVieira, o
time levará à Federação Brasiliense de Futebol o ofício de inscrição para a disputa do campeonato ainda nesta semana.
A equipe de futebol da UnB conta com o apoio da instituição, sendo realizadas pela universidade a parte de fisiologia, nutrição e academia. O time tem um treinador, preparador físico e preparador de goleiros. Dos atuais atletas, 11 recebem bolsas da UnB para integrarem a equipe. Os treinos do time ocorrem três vezes por semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário